Ganhar dinheiro com a impressão em 3D – o que tem dentro?

Muitas pessoas são apaixonadas pela impressão em 3D. Não raro, coloca-se a questão de como se pode ganhar dinheiro com esta paixão. Se é uma destas pessoas, veio ao lugar certo. A seguir, mostramos as oportunidades que existem para ganhar dinheiro com a impressão em 3D. Além disso, iremos informá-lo sobre as respectivas vantagens e desvantagens e dar-lhe-emos inúmeras dicas importantes ao longo do caminho. Mas podemos estragar um pouco logo no início: pelo menos em teoria, várias opções são possíveis.

Os factos mais importantes em resumo

  • A fim de ganhar dinheiro com a impressão 3D, várias opções tais como impressões próprias, impressões encomendadas por terceiros ou mesmo trabalhos de serviço são postas em questão.
  • Antes de começar, é essencial que se dê uma olhada atenta às condições de enquadramento. Incluindo as suas próprias possibilidades, mas também as actividades do concurso.
  • Em geral, é possível ganhar dinheiro com a impressão em 3D. No entanto, deve ser criativo e ter capacidades empresariais ao mesmo tempo

Formas de ganhar dinheiro com impressão 3D

Como posso ganhar dinheiro com a impressão em 3D? Há várias respostas a esta pergunta. Listamos abaixo as opções mais interessantes para si e, claro, queremos apresentá-las com mais detalhe.

  • Oferta de serviço de impressão 3D
  • Concepção e venda de produtos físicos
  • Crie os seus próprios modelos 3D e venda-os em plataformas
  • Criar modelos 3D de acordo com os requisitos do cliente
  • Importação de conhecimentos de impressão em 3D
  • Comece a sua própria loja de impressão 3D
  • Oferecer serviço de digitalização 3D
  • Suporte Técnico da Impressora 3D
  • Alugar uma impressora 3D
  • Torne-se um criador de conteúdos (Youtube, redes sociais, blogs, etc.)
  • Empregado no sector da impressão 3D
  • Investir em Acções de Impressão 3D

Oferta de serviço de impressão 3D

A primeira coisa que lhe vem à mente quando se trata de ganhar dinheiro com a impressão em 3D é, evidentemente, oferecer o seu próprio serviço de impressão em 3D. No entanto, a concorrência nesta área tem crescido maciçamente nos últimos anos. Mesmo uma rápida olhada às ofertas no Ebay Classifieds revela: a selecção é gigantesca. Por isso, tem de ser um serviço especial para se destacar realmente da multidão aqui. As empresas no Japão, por exemplo, já oferecem as suas próprias impressões em 3D para figuras de acção, para que possam imprimir-se como tal. Nos EUA, as empresas especializaram-se em pequenos casais de noivos a partir da impressora 3D. Outra desvantagem do elevado nível de concorrência é que os preços dos serviços têm caído significativamente nos últimos anos.

Neste caso, terá inevitavelmente de lidar com algumas outras coisas também. Estes incluem os custos de aquisição das impressoras, as margens de lucro ou mesmo os custos de reparações pendentes.

Arbitragem no serviço de impressão 3D

Ligeiramente modificada a partir disto é a possibilidade de actuar meramente como um intermediário. Neste caso, procura um fornecedor barato, fiável e ao mesmo tempo de alta qualidade e vende os seus serviços ou produtos. A desvantagem: É a pessoa de contacto directo para os clientes e tem toda a responsabilidade por eles do seu lado. Mesmo que as causas dos problemas possam não estar consigo.

Concepção e venda de produtos físicos

Esta opção é semelhante a oferecer o seu próprio serviço de impressão em 3D. Mas a vantagem é que se pode especializar e não tem de imprimir tudo. Pode vender o seu trabalho em plataformas tais como Etsy ou Amazon. Mas Ebay ou Ebay Classifieds também podem ser adequados para isto. As histórias de sucesso já foram escritas em abundância desta forma no passado. Por exemplo, o mundialmente famoso Fidget Spinner, com o qual os vendedores na Amazóniatêm conseguido gerar uma fortuna.

Neste caso, contudo, não deve ignorar a concorrência e os seus produtos. Tem de lidar com possíveis direitos de autor e licenças. No pior dos casos, poderá ter muitos problemas por violação de direitos de autor e afins.

Crie os seus próprios modelos 3D e venda-os em plataformas

Se já tem alguma experiência com impressão e modelos em 3D, também pode, naturalmente, distribuir os seus modelos. Para o sucesso, é importante notar que os seus modelos devem ser tão simples quanto possível de implementar. Afinal de contas, nem todos os seus potenciais clientes têm a mesma experiência. Assim, terá muito mais dificuldade em vender modelos complicados do que os modelos simples. Isto, por sua vez, também é benéfico em outros aspectos. Quanto mais vendas gerar, melhores são geralmente as suas classificações. Isto, por sua vez, promove novas partes interessadas e vendas. Deve também certificar-se de que os seus modelos podem ser utilizados com o maior número de impressoras possível.

Pode vender os seus modelos em várias plataformas tais como Cults3D, Myminifactory ou Sketchfab. A nossa dica: É sempre melhor carregar uma fotografia do modelo impresso. Ao mesmo tempo, também tem de considerar possíveis direitos de autor e taxas de licença. E isso em ambos os sentidos. Afinal de contas, pode e deve também ter os seus modelos protegidos.

Criar modelos 3D de acordo com os requisitos do cliente

Outra alternativa é criar modelos 3D baseados nos desejos do cliente. Por exemplo, pode cobrar de hora em hora. No entanto, as questões de licenciamento entram aqui novamente em jogo. Se um cliente lhe enviar um pedido de modelo, deve ser capaz de o criar sem hesitação. Mas o que acontece se uma licença estiver disponível ou for necessária para este modelo? Poderá ter de obter formulários de consentimento ou simplesmente não ser capaz de implementar os desejos dos seus clientes. A segurança jurídica é da maior importância aqui e pode rapidamente tornar-se um critério de knock-out.

Importação de conhecimentos de impressão em 3D

Se não quiser trabalhar directamente na produção, pode evidentemente partilhar os seus conhecimentos com outras pessoas. Neste caso, tem uma certa flexibilidade, porque pode escolher entre cursos online e offline ou similares. Nos cursos pode transmitir novos conhecimentos às pessoas interessadas, mas claro que também tem de saber muito sobre o assunto. Só será bem sucedido aqui se tiver conhecimentos suficientes, puder explicá-lo de forma compreensível e ao mesmo tempo criar entusiasmo na audiência.

Comece a sua própria loja de impressão 3D

Naturalmente, também pode criar a sua própria loja de impressão 3D e vender vários produtos através dela. Hoje em dia, isto é relativamente fácil graças a vários grossistas e à Internet. No entanto, tem de considerar inúmeras coisas e lidar com capacidades de armazenamento, fornecedores e regulamentos aduaneiros, por exemplo. O concurso nesta área também não deve ser espirrado. Isto cresce diariamente e assegura que os preços para impressoras, filamentos ou acessórios estão visivelmente deprimidos.

Oferecer serviço de digitalização 3D

Também pode oferecer e especializar-se na digitalização de objectos no campo da impressão 3D. Neste caso, os objectos reais são digitalizados. Um serviço que pode ser importante para muitas empresas e indústrias. No entanto, é precisamente por isso que a escolha de empresas neste campo é agora muito grande. A competição é feroz e é preciso encontrar algo que o distinga da competição. Uma vez que todos eles prestam aproximadamente os mesmos serviços, isto não será tão fácil.

Também não deve subestimar os requisitos de publicidade e marketing, sobretudo por causa da concorrência. Os clientes devem ser capazes de o encontrar de forma fiável e, ao mesmo tempo, tomar conhecimento primeiro da sua empresa. A alternativa é “fazer os seus trabalhos de casa” e começar a procurar clientes.

Suporte Técnico da Impressora 3D

A maioria das impressoras 3D caracterizam-se por uma elevada fiabilidade. Como com qualquer outro dispositivo técnico, contudo, os problemas não se mantêm afastados. Para tal, pode formar um ponto de contacto adequado com um suporte técnico de impressora 3D. Neste caso, aconselha-se os proprietários de impressoras 3D quando estes têm problemas com os seus dispositivos.

No entanto, o serviço não está disponível para todos os proprietários, mas destina-se principalmente aos proprietários de dispositivos mais caros. Afinal, um proprietário de uma impressora no valor de 100 euros não vai querer investir novamente o mesmo valor em reparações. Além disso, pode haver também possíveis custos de viagem. A clientela aqui poderia, portanto, ser por enquanto muito pequena.

Alugar uma impressora 3D

Nem todos precisam da sua impressora 3D permanentemente. Os estudantes, por exemplo, utilizam frequentemente este serviço único para criar um papel adequado, ou as empresas fazem uso do serviço no decurso de uma próxima feira comercial. Neste caso, poderá ser capaz de fazer um bom negócio de aluguer de impressoras 3D. Os clientes só pedem emprestado o equipamento por um curto período de tempo, e o cliente recebe uma taxa de aluguer por ele. É claro que também pode combinar este serviço com a sua própria loja de impressão 3D ou serviço de impressão 3D.

Ao alugar, é necessário ter em conta algumas especificações e requisitos. Por um lado, é necessário ter em conta os regulamentos legais, incluindo o seguro do equipamento. Da mesma forma, tem de lidar com coisas como transporte ou recolha e possíveis locais de armazenamento. Para não esquecer: Os custos de aquisição. Uma vez que pode ter de comprar muito equipamento, estes custos podem ser rapidamente aumentados.

Torne-se um criador de conteúdos

Com vastos conhecimentos de impressão em 3D, também pode trabalhar como criador de conteúdos. Em muitos casos, por exemplo, isto é possível em primeiro lugar ao lado de um trabalho. Desta forma, pode construir uma segunda base em paz e sossego, e com muita paciência. E, a dada altura, poderá mesmo torná-lo completamente independente de mais emprego. Como criador de conteúdos, tem inúmeras opções diferentes na Internet, que também podem combinar-se maravilhosamente umas com as outras. Por exemplo, pode gerir o seu próprio blogue e informar as pessoas sobre a impressão em 3D aqui. Pode melhorar isto com o seu próprio canal YouTube ou perfis de redes sociais.

As diferentes possibilidades de marketing são então postas em causa. Por um lado, pode gerar rendimentos através de publicidade em plataformas como o Youtube. Para isso, no entanto, precisa de muitos assinantes e, acima de tudo, de muitas pessoas que vejam os seus vídeos. O conteúdo excitante e constantemente novo é, portanto, crucial para o seu sucesso. Além disso, também pode utilizar o seu alcance para relatórios de testes ou similares e assim participar nas vendas de produtos. Outra opção é fazer cursos online através de plataformas de cursos especiais, como a Udemy. É claro que a concorrência também aqui está a crescer de forma constante. Mas ainda deve haver aqui muito potencial, especialmente nas áreas de nicho.

Empregado no sector da impressão 3D

Porquê pensar sempre em termos complicados quando pode ser tão simples? É claro que não tem de ser trabalhador por conta própria na impressão 3D, pode simplesmente candidatar-se a um emprego numa empresa desta indústria. Como empregado, tem a vantagem de não ter as várias tarefas e responsabilidades adicionais do trabalho independente. Assim, pode concentrar-se inteiramente nas suas capacidades de impressão em 3D. Também para não espirrar: Pode planear todos os meses com um salário fixo. A desvantagem, porém, é que já não pode trabalhar de uma forma tão auto-determinada e a sua rotina diária está também claramente definida.

Investir em Acções de Impressão 3D

Outra forma de ganhar dinheiro com a impressão em 3D, pelo menos indirectamente, é através de acções de impressão em 3D. A entrada online nos mercados comerciais é hoje em dia facilmente possível através de vários corretores e bancos. Com empresas como a 3D Systems Corp, SLM Solutions AG ou Stratasys Ltd, já existem alguns grupos proeminentes neste campo. Também pode investir em empresas como a Cellink AB, Hewlett Packard ou Proto Labs Inc.

Conclusão: É possível fazer dinheiro com a impressão em 3D

Sem dúvida: ganhar dinheiro com a impressão em 3D ainda é possível. Tem até diferentes opções à sua disposição, mas todas elas têm as suas vantagens e desvantagens. A situação inicial no mercado mudou visivelmente em comparação com alguns anos atrás. A concorrência cresceu e já está estabelecida em quase todas as áreas da impressão 3D. No entanto, ainda há possibilidades e oportunidades. É importante que seja apaixonado pelo que faz e que esteja em constante desenvolvimento. Se também tiver a ambição, perseverança e paciência necessárias, as suas hipóteses de obter um rendimento não são más.

Perguntas mais frequentes: impressão em 3D como trabalho (tempo parcial)

Nesta FAQ encontrará respostas a questões ardentes:

Todos os inícios são difíceis. Isto também se aplica à geração de trabalhos de impressão quando se é novo no negócio. Como regra, é aconselhável primeiro “anunciar” no seu próprio ambiente entre amigos ou familiares. Posteriormente, pode expandir estas actividades e, por exemplo, fazer publicidade na Internet, colocar anúncios em jornais ou procurar clientes adequados da forma tradicional.

Basicamente, qualquer pessoa que seja bem versada em impressão 3D pode ganhar dinheiro. Existem então diferentes opções à sua disposição, em que uma história empresarial de sucesso não é, de forma alguma, pré-programada. Tem de provar a si próprio repetidas vezes na vida quotidiana dos negócios, testar novos limites e provocar um alvoroço com ideias criativas.

Pode facilmente vender os seus modelos 3D em todo o mundo através da Internet. Contudo, neste caso, poderá ter de lidar com regulamentos aduaneiros, regulamentos de direitos de autor ou similares. A expedição de produtos também desempenha naturalmente um papel primordial nas entregas em todo o mundo.

Deve ter sempre os direitos de autor dos seus modelos impressos em 3D para deixar claro que é proprietário dos direitos de autor. Se alguém roubar a sua ideia, pode tomar medidas legais contra eles. No entanto, deve ter em conta que a lei dos direitos de autor também foi desenvolvida de forma muito sensível. Mesmo pequenas alterações aos modelos podem potencialmente levar a que a sua distribuição seja permitida de forma bastante legal pela concorrência.